Linha Editorial

As pessoas precisam de jornais compromissados com o conteúdo, diversidade, esporte, lazer, cultura, política, religião, que motiva colaboradores e articulistas ao contato com cidadão comum. Um jornalismo baseado na conduta democrática da convivência, em que público, jornalista e colaboradores tenham espaço para o debate.

Interatividade, postura dinâmica, uma redação aberta à conversação, à participação e à colaboração, torna um jornal cumpridor do seu papel, perante todos os seguimentos sociais.


Os fatos e acontecimentos, também fazem parte do cotidiano escolar, é de fundamental importância o contato dos alunos com o que ocorrem tanto no município, como no Maranhão, no Brasil, como no mundo. Estes fatos e acontecimentos são cobrados nas salas de aula, através de discussões e trabalhos em grupo e traz para o estudante as informações da atualidade, colocando-o a par dos problemas político-sociais mais marcantes.


Esses conhecimentos são exigidos em razão das escolas considerarem que os alunos estão na condição de formadores de opinião, que não vivem de forma alienada aos problemas sociais, mas que são participativos enquanto cidadãos.


O jornalista e professor Luís Beltrão, um dos pais dos Estudos do Jornalismo no Brasil, acredita que “na avaliação de um fato para a publicação, o jornalista deve sempre ter em mente a política editorial, isto é, a orientação ideológica do jornal para o qual trabalha e do público para o qual se dirige (...)”.


Para o sociólogo francês Erik Neveu, linha editorial “pode residir num posicionamento político no sentido amplo, na escolha do tipo de informação e do tratamento do fato que a publicação privilegiará. Ela se traduz em cada edição na escolha dos acontecimentos a ser valorizados,(...)”.

Linha editorial é a posição mantida pelo jornal a respeito dos assuntos noticiados.


Imprensa livre é o objetivo a ser seguido.


As enormes dificuldades que surgiram na manutenção e administração das iniciativas anteriores proporcionaram o surgimento de situações diversas e, foi uma fase difícil, a peregrinação rumo ao desconhecido que na vontade Divina, com um trabalho sério, se mantém hoje para o novo, fiéis colaboradores dispostos a disponibilizar recursos para um jornal diferente, cuja linha editorial propõe representar as diversas facetas da sociedade, com pautas novas, calcadas em valores-notícias esquecidos ou em fontes nunca antes ouvidas; numa construção editorial baseada em políticas que respeitem e conduzam os atores ao diálogo, às diversas superfícies da realidade.


Apesar dessas enormes dificuldades, o sonho continuou vivo e agora, numa base de colaboração, começa tudo novo. Mas, ainda, rumo ao desconhecido. A idéia deu certo e a dedicação vale à pena.


Uma galera de mãos dadas pode fazer a diferença. E vai longe...


Está em formação a nova imprensa da região. E desta vez, nada de gente distante, que nem conhece nosso dia a dia. Quem vai falar por exemplo, sobre a educação da cidade é quem a vive: você.

Jovem no formato, na imagem, nas matérias. Um jornal ágil, com atitude, que pensa, que sente, vive e busca seu espaço no mundo. Sem cópias, sem imitações! Esse é o jovem de nosso município. E assim também é este jornal. Um meio de informação novo, criado para falar diretamente com o público ativo da cidade. Jovens adolescente, jovens de 20, 30 ou 60, jovem de corpo, de mente, de alma. Porque a jovialidade é uma condição de vida, e não de idade.


O objetivo é manter um canal de abertura para alunos atuarem como repórteres investigativos dentro de suas escolas, revelando as curiosidades, novidades e histórias de cada turma. Repórter nas escolas visa dar visibilidade às idéias dos estudantes, e assim, melhorar o ambiente escolar.


Escrever novas histórias, novos enredos, novos capítulos. Conhecer mais pessoas, outros lugares e fazer da educação, uma frente de batalha na cidade, missão deste Jornal viva em cada uma de suas páginas, um espaço sem censura e apartidário para que os cidadãos de nosso município assumam parte importante de sua cidadania, denunciando irregularidades e elogiando boas atitudes de nossa prefeitura. Onde o leitor participará dos acontecimentos.

 

Em toda matéria, um ideal. E a todo instante, a busca por informações que prestigiem o potencial do jovem de nossa querida cidade. O cidadão repórter é um aliado.